Adicionar aos favoritos  |   Recomendar site
   
Página Inicial Empresa | Loja Online | Sugestões | Notícias | Contactos
Navalhas|Facas|Talheres|Conjuntos|Diversos|Brindes
Sugestões «  Voltar
26 Mar 12
O que deve saber sobre Facas

Qual é o melhor método para cuidar as minhas facas MAM®?


• Nenhum metal é completamente inoxidável.

Não permitir que os alimentos ácidos (limão, mostarda, ketchup, etc) permaneçam na lâmina após o uso. Isso pode causar ligeiros danos. Caso a lâmina mostrar alguns sinais de manchas, use um esfregão sem metal e não abrasivo para limpeza. (O mesmo para talheres inox).


• Não corte os ossos com facas (use sempre os cutelos).

 Não use facas para picar, separar ou cortar alimentos que estejam congelados ou semi-congelados.


• Não abuse das facas usando-as como chaves de fendas ou abridores de latas, esta não é a sua finalidade e pode resultar em danos graves para o utilizador. Com isto a faca pode dobrar ou partir a lâmina ficando também na maior parte dos casos sem fio de corte. A garantia MAM
® filmam não cobre estes casos de abuso.

 

Quais são as melhores superfícies para cortar?
 
Superfícies de corte devem ser:

• Macias
• De fácil de limpeza

a MAM® Filmam recomenda superfícies que possam ser facilmente limpas e mantidas com higiene:

• Tábuas de madeira
• Placas de polietileno de Qualidade

LEMBRE-SE: Todas as placas, talheres devem ser cuidadosamente limpos imediatamente após o uso para evitar o crescimento de bactérias nocivas.

Evite superfícies duras que podem danificar a faca:

• Pedra
• Telha
• Fórmica
• porcelana
• Aço

Como afiar uma faca?
Mesmo uma boa faca pode perder algum poder de corte com o tempo. No entanto, afiar uma faca é fácil se você tiver a ferramenta certa e saber como usá-la. Em baixo pode encontrar várias maneiras diferentes de como manter as suas facas afiadas.

Como faço para utilizar um afiador?
Uma faca de qualidade é fácil de afiar quando usa o afiador MAM®.

ATENSÃO: Não afiar facas serrilhadas com afiador. Se uma faca serrilhada se tornar maçante deverá ser afiada apenas por um profissional.

Afiador profissional de aço inoxidável com revestimento em chromo-vanadium.
O afiador MAM Filmam com revestimento em chromo-vanadium tem uma superfície macia e ideal para afiação, obtendo assim um excelente resultado final em termos de corte. São afiadores resistentes e relativamente imunes a danos.

É muito importante manter o ângulo de 20 graus e afiar o comprimento total do fio de corte desde o punho até a ponta da lâmina. A velocidade dos movimentos não interfere com o desempenho neste processo.



INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
O afiador MAM® tem um factor de maior dureza do que a faca a ser afiada. As facas MAM® são feitas da mais alta qualidade de aço temperado. Há 4 passos fáceis para usar um afiador MAM®:

1. Segure o ponto de aço do afiador para baixo na mesa ou tábua de cortar. (Figura 1)
2. O ângulo entre a lâmina e o afiador deve ser de aproximadamente de 20 graus. (Figura 2)
3. Encoste a faca no afiador e puxe-a para baixo com um leve arco. (Figura 3)
4. Repita os mesmos passos do outro lado da faca. (Figura 4)

 


Repita os passos 3 e 4 de cinco a dez vezes, sempre alternando o lado direito e o lado esquerdo da ponta.

NOTA: A velocidade não é importante. É mais importante manter sempre o mesmo ângulo e aguçar o comprimento total da aresta de corte.

Cuidados a ter com o afiador MAM®:

• Guarde em lugar seco
• Limpar sempre antes de afiar facas.
• Após o uso, limpe com um pano seco.


O que você deve saber sobre facas


• Sobre as facas MAM® Filmam:
• MAM® Filmam é um dos principais fabricantes regionais de cutelarias de alta qualidade em Portugal. O conhecimento e a experiência de muitas gerações, as mentes criativas, o conhecimento tecnológico e a equipe de inúmeros profissionais são a força motriz por detrás desse status.
• Existem diferenças consideráveis na qualidade das facas, começando com o tipo de aço. O método de processamento da matéria-prima também é muito importante pois é ele que determina as características finais de uma faca.
• É um desafio conseguir oferecer a faca funcional e adequada para cada finalidade.
A MAM® Filmam tem a experiência e competência de mais de 140 anos de fabricação de facas de excelente qualidade.


Materiais


Facas: Material

A qualidade começa com o material
A qualidade de uma faca é decisivamente influenciada pelo tipo de aço utilizado. As características mais importantes do aço utilizado para fazer a lâmina é a resistência à corrosão e dureza. Eles são obtidos pela composição química correspondente e tratamento térmico adequado. A competência do fabricante, mostra-se na sua capacidade de escolha do aço adequado para a finalidade pretendida. MAM® Filmam tem essa capacidade, graças à sua longa tradição como fabricante de talheres, facas e navalhas. São usados diferentes tipos de aço na indústria da cutelaria, na qual o aço inoxidável se tornou predominante durante as últimas décadas.


Aço carbono (aço normal):
O aço carbono é o mais antigo tipo de aço. Tem a desvantagem de ser altamente vulnerável à corrosão e como tal não é utilizado pela MAM® Filmam no fabrico dos seus produtos.

 
Aço inoxidável:
O termo "inox" pode ser aplicado a qualquer faca de aço inoxidável (por exemplo, aço crómio). O termo Inox, significa que a faca não vai enferrujar num ambiente húmido e que vai resistir a vários ácidos no uso diário.
Quanto mais grosseiro for o acabamento da superfície da lâmina, mais provável é o aparecimento da corrosão. Por outras palavras, quanto mais fino for o polido na superfície da lâmina, mais resistente ela se torna à corrosão.


MAM® Filmam fez uma pesquisa intensa em como optimizar as qualidades de aço para atender as necessidades específicas da indústria de cutelaria e dos nossos clientes cada vez mais exigentes. Com base nestas descobertas e pesquisas, a MAM® Filmam utiliza um aço com a relação ideal entre os principais componentes como o carbono e o crómio. Este aço exclusivo é hoje utilizado no desenvolvimento de todas as facas MAM® Filmam.

 

Produção
Fabrico de uma faca MAM® Filmam:


TEMPRODUR
TEMPRODUR é um processo de têmpera de precisão utilizado na fabricação de quase todos os modelos MAM ® Filmam.Com o processo TEMPRODUR os modelos são temperados a mais de 1000ºC e em atmosfera controlada.

Este processo tem os seguintes benefícios:
• geometria perfeita
• Alta precisão tempera
• Maior estabilidade da lâmina
• Menos fadiga no metal, estrutura do aço mais coesa e resistente melhorando a sua nitidez

• Maior duração do fio de corte
• Com este processo o aço ganha o máximo de propriedades imunizadoras ficando assim sem manchas, flexível e com uma força de lâmina extraordinária.


MAM® Marca de confiança:
A assinatura MAM® nos seus produtos significa que a construção dos mesmos prevê um corte de qualidade superior e um excelente desempenho e robustez.

Facas: Inovações

O aço inoxidável para a indústria de cutelaria foi aperfeiçoado ao longo dos tempos. Como a palavra qualidade se encontra em todos os nossos produtos, a MAM® Filmam está na linha da frente relativamente às últimas inovações, sempre de forma a oferecer um produto de qualidade superior.

A Resistência à corrosão e dureza são determinados pelo teor de crómio e carbono na matéria-prima e seu tratamento térmico posterior. Com base nestas descobertas e pesquisas, a MAM® Filmam utiliza um aço com a relação ideal entre os principais componentes como o carbono e o crómio. Este aço exclusivo é hoje utilizado no desenvolvimento de todas as facas MAM® Filmam.

Este tratamento dá aos nossos produtos uma protecção especial e uma força máxima de lâmina fortalecendo assim todas as propriedades do aço. Este processo também garante que a sua faca tenha aquele “CORTE EXTRA” que tanto falamos.

Como reconhecer uma boa faca?


Características das facas de qualidade:

À primeira vista, é difícil distinguir uma faca de boa qualidade de uma de qualidade inferior. As características essenciais são reveladas apenas no uso regular.

Uma coisa é certa, todas as facas que tenham a marca MAM® Filmam representam a mais alta qualidade em termos de facas.


Características a ter em conta quando pretender adquirir facas de qualidade:

1. Trabalho Preciso
Todas as partes da faca tem de mostrar ter sido gentilmente montadas e não forçadas. Não deve existir nenhuma ranhura sobre a transição entre o cabo e a lâmina. Isto é particularmente importante por razões de higiene. A lâmina e o punho não devem mostrar quaisquer irregularidades ou rebarbas pois com a utilização pode haver alojamento de bactérias.

2. Acabamento superficial
A lâmina tem de apresentar uma superfície finamente polida. Este é um sinal de alta qualidade de acabamento de superfície.

3. Segurança
Manusear e segurar a faca é uma etapa fundamental. Todos os produtos MAM® Filmam são desenvolvidos de forma a proporcionar um aperto confortável, harmonioso e seguro de forma a que a mão não escorregue ou deslize. Todos os nossos cabos são projectados com forma ergonómica de forma a obter a sintonia ideal em termos de segurança e peso aliando estas duas propriedades a um uso incansável.

4. Exactidão de corte
A exactidão de corte determina o período de utilização em que a lâmina conserva as suas propriedades de corte. Uma boa faca permanece afiada durante um longo período de tempo.

5. Resistência à corrosão
Quanto mais fino for o polido da superfície da lâmina mais resistente será à ferrugem.

6. Compatibilidade com Máquinas de lavar loiça

É compatível com as máquinas de lavar loiça, embora a MAM® Filmam não recomende.
Nenhuma faca de qualidade deve ir à máquina de lavar. O calor e a agitação não são bons para o fio de corte. Além disso os detergentes podem ser prejudiciais e causar corrosão e manchas nas lâminas. Os cabos também podem perder a sua cor original e desenvolver uma película branca com o uso constante da máquina.
Recomenda-se simplesmente lavar com água e sabão, enxaguar e secar a mão. Elas nunca devem ser deixadas na pia sujas ou na água durante a noite. A maioria das facas exige pouca manutenção e vale a pena o esforço para proteger o seu investimento.


MAM® Filmam Informações de garantia


Todos os produtos MAM® filmam são totalmente garantidos contra defeitos de materiais e / ou de fabrico. A garantia MAM® Filmam não cobre o desgaste de uso normal ou qualquer dano resultante do uso que não seja a sua finalidade de utilização.
Produtos de madeira (cabo de madeira, incluindo facas) nem sempre são cobertos pela garantia MAM® filmam, como a madeira é um elemento natural, portanto, não pode ser garantido 100%.

Qualquer produto que esteja defeituoso pode ser devolvido para o endereço abaixo para inspecção. Os Itens com defeito serão reparados ou substituídos por um item igual.

Por favor, embrulhe cuidadosamente de forma a garantir que as pontas não cortem através da caixa de embrulho do correio. Certifique-se de que incluiu o seu endereço completo bem como o seu endereço e-mail.

Fábrica de Cutelarias Filmam Lda.
Rua da Indústria 19
5225-032 Palaçoulo
PORTUGAL

Incluído com as facas devem seguir as seguintes informações:


• Nome Completo
• Endereço completo e E-mail
• Telefone
• Descrição das facas (Exemplo: Ref: 1-B)

A MAM® Filmam examinará o produto e se houver um defeito de fabrico enviar-lhe-á um novo. A substituição pode levar de 4 a 6 semanas, dependendo do seu país. Se pretender falar com alguém da MAM® Filmam para um possível esclarecimento, ligue para 00351273459136 8h00am-12:30pm – 14:00pm-17:30pm GMT.

Onde são feitas as facas MAM® Filmam?

A MAM® Filmam está localizada no Norte de Portugal em Palaçoulo, Miranda do Douro. Todas as lâminas MAM® Filmam estampadas são fabricadas nas nossas instalações.

Onde posso comprar as facas MAM® Filmam?
Os produtos MAM® Filmam são vendidos exclusivamente através de uma rede de distribuidores e parceiros de qualidade a nível nacional e internacional. Para encontrar um revendedor perto de si, por favor ligue para o nosso departamento comercial, 00351 273 459 136 informaremos um representante que terá todo o prazer em ajudá-lo.

Qual é a garantia das facas MAM® Filmam?
Todos os produtos MAM® Filmam têm uma garantia vitalícia contra defeitos de fabrico.